A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, foi exonerada, a pedido, do cargo de secretária municipal de Participação Cidadã, função que ocupava desde abril de 2021. A prefeitura informou que ainda não tem um substituto para a pasta.
A exoneração dela é um indício de que deverá ser candidata a vereadora nas eleições de outubro deste ano. Isso porque a desincompatibilização para os que irão concorrer a uma vaga na Câmara Municipal deve ser feita seis meses antes do pleito.
Já para a vaga de prefeito ou vice-prefeito, o prazo para que os secretários municipais se desliguem do cargo é de quatro meses, ou seja, devem se desimcompatibilizar até o início de junho.
O decreto nº 23.311/2024 foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (3). Assinado pelo prefeito Dilador Borges (PSDB), o documento traz elogios à atuação de Edna Flor como secretária.
“Ficam registrados os elogios e agradecimentos da Administração Municipal pelo brilhante desempenho da Dra. Edna Flor à frente do cargo que lhe foi confiado, honrando-o e dignificando-o com gestos de dedicação e amor ao próximo”, diz o decreto.
Edna Flor era pré-candidata a prefeita pelo Republicanos, partido ao qual se filiou no dia 8 de março. Menos de duas semanas depois, ela anunciou a sua saída da sigla e a desistência de concorrer à Prefeitura pelo partido.
Na ocasião, ela alegou que estava sendo vítima de um conluio da Comissão Provisória municipal para que seu nome não fosse aprovado como candidata na convenção do partido. Ela também disse ter sido alvo de ofensas e xingamentos por parte de alguns membros da agremiação.
A vice-prefeita, que foi preterida por Dilador na sucessão municipal, ainda não foi divulgou se irá concorrer no pleito deste ano, seja como candidata a prefeita ou a vereadora.
Questionada, a assessoria da vice-prefeita informou que: “Para cumprir a legislação, caso decida concorrer ao cargo de vereadora, Edna está se encaminhando para se filiar ao PODEMOS”.
O prefeito de Araçatuba, por sua vez, anunciou o chefe de gabinete Deocleciano Borella Júnior como o pré-candidato à Prefeitura que terá o seu apoio e o da administração municipal.