O Coletivo Makumbaiê, criado para exaltar artistas pretos e de religiões de matriz africana, realiza no próximo sábado (27), em Araçatuba, um cortejo em homenagem a Ogum, orixá africano celebrado em 23 de abril que, devido ao sincretismo religioso, é representado por São Jorge entre os santos católicos.
O evento será realizado no fim de semana, à noite, para contemplar aqueles que trabalham de segunda a sexta, durante o dia. O cortejo é o primeiro organizado em Araçatuba e sairá às 19h da rua Romano Massaroto de Oliveira (altura do número 94), no Concórdia, rumo à praça Rui Barbosa.
Na praça, terá uma batucada para Ogum e um “samba de caboclo”, realizados pelo grupo Curimba de Criollo, para celebrar o orixá, com cantigas de religiões africanas e sambas tradicionais relacionados ao sincretismo religioso.
Ogum e São Jorge são lembrados, inclusive, por artistas brasileiros famosos, como Caetano Veloso, que compôs “Lua de São Jorge”, e Jorge Ben Jor, compositor de “Jorge da Capadócia” e de “Ogum”, esta última em parceria com o sambista Zeca Pagodinho.
Segundo a organizadora do evento, Karina Soares, do Coletivo Makumbaiê, o cortejo é aberto a todos, especialmente as pessoas que têm religiões de matriz africana. “É um evento muito democrático, que abraça a todos”, disse.
Conforme ela, a Prefeitura de Araçatuba foi comunicada do cortejo, que deve reunir boa quantidade de carros e motos, do Concórdia até a praça Rui Barbosa.
Serviço
Cortejo em homenagem a Ogum
Sábado, às 19h
Com saída da rua Romano Massaroto de Oliveira (altura do número 94) até a praça Rui Barbosa
Araçatuba (SP)
Gratuito