O município de Birigui (SP) registrou 1.003 casos de dengue em 2024 e enfrenta uma epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados foram atualizados nessa terça-feira (16), pela Vigilância Epidemiológica do município.
Em comparação com 2023, a cidade apresenta uma alta de 37% no número de pacientes com dengue, pois registrou, de 1º de janeiro a 16 de abril daquele ano, 732 casos positivos da doença.
A partir de 300 casos para uma população de 100 mil habitantes, enquadra-se em uma epidemia, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Saúde Pública. Isso signifca que o município enfrenta uma epidemia pelo segundo ano consecutivo.
De janeiro até essa terça-feira, 16 de abril, Birigui havia recebido 2.454 notificações da doença, com 1.003 casos positivos e 474 em investigação. Um óbito pela doença está sendo investigado.
Na tentativa de conter o avanço do mosquito Aedes aegypti e, consequente, da doença, o município tem feito o rastreamento dos casos sintomáticos e do acúmulo de água parada, que favorece a proliferação do transmissor da dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde também realiza mutirão casa a casa, trabalho educativo nas escolas e orientação da população nas Unidades Básicas de Saúde.