A Polícia Federal (PF) anunciou na tarde desta quinta-feira (4) a recaptura de dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, após uma busca que durou 50 dias. Os indivíduos, Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, foram localizados no estado do Pará, a mais de 1.600 quilômetros de distância.
“Na tarde desta quinta-feira (4), em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento”, informou a PF em nota oficial.
A fuga, ocorrida no dia 14 de fevereiro, foi notória por ser a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal brasileiro, que inclui unidades em diversas partes do país, como Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), e Porto Velho (RO).
Mendonça e Nascimento, ambos oriundos do Acre e membros da facção criminosa Comando Vermelho, conseguiram escapar por um buraco feito atrás de uma luminária do presídio, utilizando ferramentas de uma obra no local para cortar duas cercas de arame.
Sua permanência na unidade de Mossoró desde setembro de 2023 foi abruptamente interrompida por essa fuga audaciosa, que agora termina com a sua recaptura. Os detalhes sobre a captura ainda são escassos.