O vereador André Luís Moimás Grosso, o André Fermino, 30 anos, é o novo prefeito de Birigui (SP). O político assume o posto deixado por Leandro Maffeis (Republicanos), que teve o mandato cassado pela Câmara Municipal por irregularidades na compra de combustíveis e óleos lubrificantes.
Fermino foi eleito presidente da Câmara, por unanimidade, durante sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (5), após a renúncia do agora ex-presidente da Casa, vereador José Luís Buchalla (Democracia Cristã), que não quis assumir a Prefeitura, por questões patrimoniais.
Em razão disso, o município ficou sem prefeito e sem presidente da Câmara, da tarde de quinta-feira (4) a manhã desta sexta, quando foi feita a eleição para o novo presidente que, automaticamente, assumiu a gestão da cidade.
Em Birigui, é o presidente da Câmara quem deveria assumir o Executivo Municipal, porque a cidade não tem vice-prefeito, após a morte de Carlão Gallindo, que faleceu em junho de 2021, vítima da Covid-19.
Primeiro discurso
Com apenas 30 anos, Fermino, que é solteiro, passa a ser um dos mais jovens prefeitos da região de Araçatuba (SP). Empresário, ingressou na política em 2020, quando foi eleito vereador por 912 votos. Seu mandato como chefe do Executivo vai de 5 de abril a 31 de dezembro de 2024. Ele é também pré-candidato a prefeito para as eleições de outubro.
Em seu primeiro discurso como prefeito, Fermino disse aproveitou para agradecer aos colegas vereadores e disse que o clima não é de festa.
“O clima, agora, é de trabalho. É uma situação que ninguém esperava que aconteceria, mas aconteceu. Nós temos que seguir em frente. Birigui é mais importante do que tudo que aconteceu”.
Ele disse, ainda, que Executivo e Legislativo devem caminhar de forma conjunta. “Vamos ver o que a gente consegue recuperar, vamos trabalhar incansavelmente esse fim de semana em conjunto”, disse, na tribuna da Câmara.
Presidente da Câmara e Suplente
O vereador Cabo Wesley (União Brasil), até então vice-presidente da Câmara de Birigui, assumiu a presidência da Casa. Já o vereador José Luís Buchalla foi eleito vice-presidente.
Em lugar de André Fermino, agora prefeito do município, assume o primeiro suplente Luís Roberto Ferrari (PSDB).