Cerca de 60 alunos do 3º e 4º ano da EMEB Maria Adelaide Camargo Cardoso, localizada no Conjunto Habitacional Antônio Pagan, em Araçatuba, participaram durante todo o mês de abril de um projeto de conscientização sobre o bullying. A iniciativa foi liderada pelas professoras Suelen Jacqueline e Andréa Mian.
O objetivo do projeto, segundo a diretora da escola, Lilian Breviglieri, era o de conscientizar as crianças, com idades entre 8 e 9 anos, da importância de saberem reconhecer o bullying, denunciar eventuais práticas de intimidação, bem como preveni-las em todo o âmbito escolar.
“Ensino aplicado com ênfase no estudo das emoções, competências socioemocionais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular; autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidade de relacionamento e tomada de decisão responsável”, destacou Lilian.
“Com o projeto pudemos focar nas principais práticas do bullying, como preveni-las e ainda, fazer nossos alunos reconhecerem que a prática do bullying, quer no ambiente escolar, ou mesmo fora da escola, é muito prejudicial para a sociedade”, destacaram as professoras envolvidas no projeto.
Fruto do projeto, os alunos puderam confeccionar um farto material com cartazes, textos e um jogral que agora ficarão expostos no pátio da escola para que todos os demais alunos possam se conscientizar sobre a prática do bullying.
Intimidação
Termo da língua inglesa, o bullying pode ser traduzido como intimidação violenta ou assédio moral. Normalmente a prática é confundida com agressões ou brigas consideradas normais, porém, o blullying se diferencia pela sua consistência e intencionalidade, caracterizado por um abuso sistemático e contínuo contra pessoas específicas.