No último final de semana, um evento assustador ocorreu nos céus do Canadá, quando um avião foi atingido por um raio logo após sua decolagem do Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR). Apesar do susto, o incidente não resultou em feridos, e a aeronave, da Air Canada com destino ao aeroporto de Londres-Heathrow, prosseguiu seu voo normalmente.
O momento foi capturado em vídeo por Ethan West, um piloto em formação que estava no aeroporto observando aviões após suas aulas de pilotagem. West, que escolheu gravar esse voo específico por ser um Boeing 777-300 – seu modelo favorito devido ao som que produz – não esperava registrar um evento tão raro.
“Eu só fiquei me perguntando o que iria acontecer”, disse West, refletindo sobre as possíveis necessidades de desvio de rota devido ao raio. Ele relembrou que, em sua formação, aprendeu que os aviões são construídos com mecanismos capazes de absorver tais descargas elétricas sem maiores problemas. “Sei que não haveria nenhum problema sério, fiquei apenas me perguntando se eles teriam que desviar e se até mesmo os passageiros sabiam o que estava acontecendo”, completou.
West também mencionou que, apesar de saber que aviões podem ser atingidos por raios ocasionalmente, essa foi a primeira vez que ele presenciou tal fenômeno.
O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA informa que é comum aviões serem atingidos por raios uma ou duas vezes por ano. Graças ao avanço da tecnologia aeronáutica, esses eventos raramente resultam em danos significativos ou em riscos para os passageiros e tripulação. Os aviões são projetados para conduzir a corrente elétrica do raio através de sua estrutura, saindo de forma segura e mantendo a integridade dos sistemas essenciais e da cabine.