O presidente do PL (Partido Liberal) de Araçatuba, empresário e produtor rural César Rezek, disse que a vice do vereador Lucas Zanatta, pré-candidato a prefeito pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, é uma mulher. O nome vem sendo mantido em sigilo e só deverá ser divulgado nos próximos meses. Rezek adiantou, no entanto, que ela não tem filiação partidária, ou seja, não é ligada diretamente à política. A declaração do líder partidário ocorreu durante entrevista à jornalista Alessandra Nogueira, no Programa Fala Tudo, da Band FM Araçatuba, nessa quinta-feira (14).
Seria Lilica Almeida?
A vice de Zanatta seria a pecuarista Lilica Almeida? Ela apoiou a candidatura do vereador a deputado estadual, em 2022, é bolsonarista e, inclusive, esteve no evento com a participação da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, em Araçatuba, na sede da AMA (Associação dos Amigos do Autista), em 2021. Outro nome que surgiu nos bastidores após a entrevista de Rezek é o da benemérita Assunta Curti, também bolsonarista, mas que já tem passagem pela política: foi vice do prefeito Dilador Borges nas eleições de 2008.
Vice de Edna Flor só será discutido em maio, diz Nava
E, por falar em vice, o grupo da vice-prefeita Edna Flor (Republicanos), que é pré-candidata a prefeita de Araçatuba, informou que ainda não escolheu o vice que irá compor a chapa majoritária para as eleições majoritárias de 2024. Este assunto deve ser discutido a partir de maio, informou o advogado Hermenegildo Nava, um dos coordenadores da campanha de Edna.
Partidos aliados
Por enquanto, a preocupação é buscar partidos aliados e viabilizar a chapa de candidatos que irão disputar uma vaga no Legislativo araçatubense.
Todos no radar
O assunto “vice” veio à tona após esta coluna publicar que o vereador Maurício Bem-Estar (PP) estaria sendo sondado para fazer a dobradinha com Edna Flor. “Temos dito que todos os que estiverem filiados em partidos aliados estão no radar. A escolha do vice vai depender do momento. Não temos um nome específico, vamos pegar dados técnicos, elementos técnicos, para contribuir na eleição da Edna”, afirmou Nava, que é ex-vereador e promotor de Justiça aposentado.
Ninguém despontado
Conforme ele, o vice pode ser, por exemplo, o vereador Coronel Guimarães (Republicanos) e até mesmo Maurício Bem-Estar, desde que ele esteja filiado em um partido aliado. De qualquer maneira, Nava informou que nenhum nome está sendo trabalhado e não há ninguém “despontado”. “Vamos trabalhar este assunto mais para a frente. O vice pode esperar”, frisou.
PP Jovem
O advogado araçatubense Giovani Aragão aceitou o convite para presidir o PP Jovem (Partido Progressistas), em Araçatuba. Sua filiação ocorreu na quarta-feira (13) e foi anunciada pelo pré-candidato a prefeito da sigla, o médico Filipe Fornari. Com experiência na área jurídica e forte engajamento na Zona Leste de Araçatuba, local onde reside, Giovani chega bastante estimulado a ingressar pela primeira vez na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Araçatuba.