O Sebrae-SP e o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) anunciaram a abertura de inscrições para o Empretec Rural em Araçatuba. Este programa é especialmente desenvolvido para produtores rurais, empresários do agronegócio, veterinários e lojistas de produtos agropecuários, com o objetivo de aprimorar habilidades empreendedoras e de gestão no contexto rural.
O curso, que ocorrerá em maio, emprega uma metodologia consagrada da Organização das Nações Unidas (ONU), desafiando os participantes por meio de atividades práticas que estimulam dez características comportamentais essenciais ao empreendedorismo, tais como a busca de oportunidades, iniciativa, persistência, correr riscos calculados, entre outras.
Este programa é uma oportunidade única para que os participantes realizem uma autoavaliação, identifiquem seus pontos fortes e fracos, e sejam estimulados a desenvolver uma postura empreendedora que maximize suas potencialidades e corrija suas fraquezas. A expectativa é que essa transformação comportamental reflita positivamente nos resultados pessoais e empresariais, contribuindo para a prosperidade do agronegócio na região.
Fernanda Salvador Antoniali, consultora de negócios do Sebrae-SP, ressalta a importância de o produtor rural se perceber como um empreendedor: “Em muitos casos, o produtor rural tem dificuldade de se enxergar como empreendedor. O Empretec vai desafiar o participante a despertar comportamentos empreendedores que refletirão positivamente não só no seu negócio e na propriedade rural, mas também em sua vida pessoal”.
Thomas Rocco, presidente do Siran, enfatiza o contexto desafiador atual e a necessidade de os produtores rurais buscarem conhecimento em gestão, inovação e empreendedorismo: “Estamos em um ano desafiador e os produtores rurais precisam sair da zona de conforto… O Empretec é um dos principais cursos disponíveis que abordam esses temas… e o Siran, que está há 80 anos ao lado do produtor, também está ao lado do Sebrae para que os produtores possam conhecer esse curso que é fundamental e importante”.