Na manhã desta terça-feira (26), uma operação conjunta das Polícias Civis resultou em um golpe significativo contra o crime organizado, especificamente um esquema de extorsão que vinha assolando a região de Araçatuba. Coordenada pela Divisão Especializada de Investigação Criminal (DEIC), com apoio da Polícia Civil do Paraná, a ação foi executada em Foz do Iguaçu e começou pontualmente às 06h00min.
O principal alvo da operação foi a captura de E.B.A., suspeito de liderar uma série de extorsões relacionadas a um esquema envolvendo serviços de acompanhantes, contratados através de um site de relacionamento. Este indivíduo, agora sob custódia, é acusado de intimidar as vítimas, fazendo-se passar por membro da organização criminosa PCC, para exigir pagamentos adicionais sob ameaça.
Durante a operação, as forças de segurança conseguiram apreender seis celulares, documentos financeiros, incluindo um cheque no valor de R$ 18.000,00, além de cartões bancários e extratos. Estes itens são peças chave para aprofundar as investigações e solidificar as acusações contra os envolvidos.
As investigações que levaram a esta operação tiveram início em 2023, após o recebimento de múltiplos relatos de vítimas. Essas pessoas relataram ter sido enganadas por supostas acompanhantes que nunca compareciam aos encontros, mesmo após o recebimento dos pagamentos via Pix. Seguido à decepção inicial, as vítimas eram contatadas por E.B.A., que então exigia mais dinheiro sob ameaças graves.