Morreu na noite desta segunda-feira (18), o dentista, advogado e professor universitário Jorge Mema Bernaba, aos 87 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Bernaba era natural de Novo Horizonte (SP), mas mudou-se para Araçatuba (SP) ainda jovem, após concluir o curso de Odontologia em Ribeirão Preto (SP).
Em Araçatuba, ingressou como professor do então Instituto Isolado de Ensino Superior, hoje Faculdade de Odontologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde atuou durante 30 anos como docente de Anatomia.
Também cursou Direito e, ao formar-se, tornou-se professor universitário do curso do antigo Instituto Toledo de Ensino, a convite de Maurício Toledo.
Filho de pais libaneses, Jorge Bernaba era um defensor e difusor da cultura árabe. Chegou a ficar por quatro meses no Líbano, onde estudou a cultura de seus antepassados e deu os primeiros passos para o aprendizado da língua.
O professor universitário era também um benemérito. Participou ativamente do clube de serviços Rotary, onde realizou centenas de ações beneficentes.
Em agosto de 2023, foi homenageado em cerimônia na Câmara Municipal de Araçatuba, por ocasião do Dia Municipal do Advogado, honraria de autoria do vereador Dr. Alceu (PSDB), que inclusive, foi aluno de Bernaba na Faculdade de Direito.
Bernaba era viúvo da professora Fádua Abrahão, falecida em 2002. Deixa a filha Araci e o neto Jorge Rafael.
O velório de Jorge Mema Bernaba terá início às 8h desta terça-feira (19), na capela da Funerária Cardassi da avenida da Saudade. Ainda não há informações sobre o sepultamento.