Elisa da Silva Marques, uma garota de apenas 3 anos, faleceu após ingerir soda cáustica, confundindo-a com uma bebida. O triste evento que aconteceu em São Manuel, no interior de São Paulo, ocorreu na última terça-feira, 26, após a menina ter passado mal no dia 16 de março e ter sido internada no Hospital das Clínicas de Botucatu.
A garotinha teria encontrado a soda cáustica em um momento de distração e, por engano, a ingeriu pensando tratar-se de alguma bebida segura. A soda cáustica, uma substância tóxica e corrosiva conhecida cientificamente como hidróxido de sódio, é capaz de causar graves danos ao sistema digestivo, podendo levar à morte se ingerida.
Após o incidente, Elisa foi rapidamente levada para o hospital, onde recebeu atendimento médico especializado. Apesar dos esforços, as complicações devido à ingestão da substância foram fatais, resultando em sua morte após quase dez dias de internação.
A Polícia Civil de São Manuel está investigando o caso, buscando entender as circunstâncias exatas que levaram ao acesso da criança à soda cáustica e se houve negligência envolvida.