O vereador Maurício Bem-Estar (PP – Progressistas) está sendo sondado para ser o candidato a vice de Edna Flor, pré-candidata a prefeita de Araçatuba pelo Republicanos e atual vice-prefeita do município. O arranjo inclui a migração de Maurício para o PODE – Podemos, o que vem sendo articulado desde o final do ano passado, quando o parlamentar esteve com a presidente nacional da sigla, a deputada federal Renata Abreu.
Indeciso
Porém, o vereador, que pertence à base aliada do prefeito Dilador Borges (PSDB), ainda não decidiu o seu futuro político. De qualquer maneira, terá de mudar de partido, seja para apoiar Edna Flor ou para seguir ao lado do candidato da administração municipal, o chefe de gabinete e coronel reformado da Polícia Militar, Deocleciano Borella Júnior. Isso porque seu partido anunciou a pré-candidatura do médico Filipe Fornari à Prefeitura.
Prós e contras
Maurício Bem-Estar tem algumas particularidades que o tornam interessante politicamente. Primeiro, é do berço evangélico. Segundo, foi o vereador eleito em 2020 mais bem votado, com 2.285 votos. De outro lado, acabou se queimando com a população ao votar a favor dos supersalários para os comissionados da Câmara de Araçatuba, o que lhe rendeu um processo por improbidade administrativa ajuizado pelo Ministério Público.
Sem participação direta
O coronel reformado Deocleciano Borella Júnior, que foi escolhido pelo prefeito Dilador Borges para ter o seu apoio nas eleições majoritárias de 2024, tem dito em entrevistas e a interlocutores que, em uma eventual administração sua, Dilador não terá participação direta. “Ao acabar o seu mandato, ele vai para casa cuidar dos negócios dele”, afirmou.
Dilador deputado?
No entanto, Borella disse esperarr contar com o apoio do atual prefeito como um líder regional que poderá buscar recursos do Estado e do governo federal, deixando a entender que os planos de Dilador Borges é se tornar deputado estadual em 2026.
Célio Mori: Pré-candidato a vereador
O médico ortopedista Célio Mori, que em outros pleitos ensaiou concorrer a vereador e até a deputado, decidiu, finalmente, disputar uma vaga na Câmara de Araçatuba. Pelo menos, já se declarou pré-candidato a vereador pelo Republicanos. Com mais de 40 anos dedicados à medicina, Mori é figura bastante conhecida, não só em Araçatuba, mas em toda a região. Sua bandeira, claro, será a saúde, caso saia vencedor nas eleições de 6 de outubro.
Visita
Mori recebeu, em sua clínica, a pré-candidata a prefeita de seu partido, Edna Flor, nessa quarta-feira (13). A visita rendeu fotos e publicações nas redes sociais.