O cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, desembarcou no aeroporto Dario Guarita, em Araçatuba, na manhã desta quarta-feira (6), para participar da celebração dos 75 anos da presença da Congregação Salesiana no Município.
Ele veio em um voo fretado que saiu de Madri, na Espanha, e fez escala em São Paulo. O desembarque em Araçatuba foi por volta das 11h30. O cardeal foi recepcionado por cerca de 100 estudantes do Colégio Salesiano, no saguão do aeroporto.
Fernández assumiu a liderança dos Salesianos há 10 anos, sendo o décimo sucessor de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, que tem como missão a educação e evangelização de jovens.
Ainda no aeroporto, foi recebido por integrantes dos Salesianos e pelo bispo dom Sérgio Krzwy. No saguão, fez uma oração e uma bênção aos presentes. Depois, participou de uma coletiva à imprensa.
Aos jornalistas, falou dos motivos de sua vinda a Araçatuba, da sua experiência como líder da Congregação Salesiana, do trabalho com os jovens, pobres e povos originários. Fernández é espanhol e esta é sua sétima visita ao Brasil.
Ele desempenhará a função de chefiar os Salesianos no mundo inteiro até agosto deste ano. Depois, deverá assumir suas atribuições como Cardeal, alto cargo da Igreja Católica que recebeu do Papa Francisco em 2023.
Após a entrevista, o Cardeal seguiu para compromissos internos no Salesiano e, à noite, participou de uma missa de Ação de Graças na Igreja Universitária Nossa Senhora Auxiliadora, no Campus do Unisalesiano. Durante a celebração, ele recebeu o título de Cidadão Araçatubense
Nesta quinta-feira (7), ele deverá seguir para Campo Grande (MS), onde irá celebrar os 125 anos da presença salesiana na capital sul-mato-grossense.