(Por: Guto Ferrarezzi, para o RP10)
Jonas Eduardo Américo, mais conhecido como Edu e Giovanni, conhecido como “Messias”, entre os torcedores do Santos, estiveram presentes em um jogo festivo na cidade do Bento de Abreu, a 46 quilômetros de Araçatuba.
Edu foi revelado na equipe da Baixada Santista, subiu para o profissional em no dia 3 de março de 1966, contra a Portuguesa de Desportos e ficou 11 anos na equipe da Vila Belmiro.
Giovanni, que chegou ao Santos em 1994 e impressionou os torcedores que até hoje, chamam o jogador de “o melhor meia, após Pelé”, estreou no campeonato brasileiro de 1994, contra o Remo.
Ambos os jogadores conquistaram títulos importantes na história do Santos e, em entrevista para a reportagem do Regional Press, revelaram quais são os sentimentos em relação ao momento de reconstrução vivenciado pelo clube atualmente.
O Santos foi rebaixado pela primeira vez em sua história no campeonato brasileiro, no último ano da gestão Andrés Rueda que assumiu o Santos nem 2020, dias antes da final da Libertadores contra o Palmeiras e na ocasião o clube ficou na segunda colocação.
Rueda entregou o Santos para Marcelo Teixeira que iniciou o processo de reformulação do clube, visando o retorno para a Série A em 2024 e a disputa pelo título do campeonato paulista.
Em relação ao momento atual do Santos, segundo Edu, ele é importante, delicado, mas que em 2024 o clube está se recuperando da melhor maneira possível e o trabalho até o momento é bom.
Edu espera que o Santos chegue até a final do paulista e que tenho um bom desempenho na segunda divisão do nacional.
Já Giovanni disse que o momento vivido pelo clube em 2024 é bom, que o time começou bem o campeonato estadual e que espera um retorno para a primeira divisão do campeonato brasileiro, no final da temporada.
Com o Santos Giovanni conquistou: Torneio de Verão de 1996, o Paulistão de 2006 e 2010 e a Copa do Brasil de 2010.
Já Edu levantou às seguintes taças com a equipe da Vila Belmiro: Torneio Rio-São Paulo 1996, Campeonato Paulista 1967, 1968, 1969 e 1973.
Além disso, Edu também conquistou a Supercopa Sul-Americana dos Campeões intercontinentais em 1968, a Recopa dos campeões intercontinentais em 1968 e o campeonato brasileiro no mesmo ano.
Edu também conquistou o mundo com a seleção brasileira em 1970.