Fausto Silva está em processo de recuperação após se submeter a um transplante de rim no dia 26 de fevereiro. O apresentador, de acordo com o último boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein nesta sexta-feira (22), encontra-se realizando sessões de hemodiálise, em um esforço para facilitar a adaptação do novo órgão e a retomada de suas funções renais.
Faustão está consciente, mantendo uma comunicação ativa e normal, além de respirar sem a necessidade de aparelhos, um sinal positivo de sua recuperação até o momento. A assessoria de imprensa da família detalhou que o apresentador recentemente passou por um processo de embolização, um procedimento cirúrgico necessário para tratar complicações linfáticas que estavam impactando seu progresso pós-operatório.
Esta intervenção vem na sequência de um transplante de coração realizado em agosto do ano passado, após o qual o apresentador já demonstrava problemas renais significativos, necessitando de hemodiálise. Faustão esperou na fila de transplante de rim por dois meses, um período desafiador que culminou em uma cirurgia bem-sucedida, apesar da ausência de previsão para alta médica.
Faustão passou pelo transplante cardíaco no dia 27 de agosto de 2023, recebendo o coração de Fábio Cordeiro da Silva, um jogador de futebol de várzea cuja vida foi tragicamente encurtada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este gesto final de solidariedade permitiu que Silva, que sonhava em se tornar um atleta profissional, deixasse um legado de vida.
A ordem de prioridade para transplantes no Brasil não distingue entre pacientes de hospitais públicos ou privados, focando exclusivamente na urgência médica e na gravidade da condição de cada paciente. Faustão, agora enfrentando a segunda grande batalha por sua saúde em menos de um ano, segue sua recuperação rodeado pelo apoio de sua família, equipe médica e fãs por todo o país.