A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2024 tem início na próxima segunda-feira (25). Em Araçatuba, 80 mil pessoas devem ser imunizadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A ação terá como foco inicial a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A diretora da Vigilância Epidemiológica municipal, enfermeira Priscila Cestaro, ressalta a importância da vacinação, destacando que esta é uma medida fundamental para prevenir os vírus respiratórios.
A vacina disponibilizada será trivalente, ou seja, oferecerá proteção contra três cepas de vírus: a influenza A H1N1, H3N2 e influenza B.
A vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando a proteção dos grupos prioritários.
Público-Alvo
Os grupos que devem procurar os postos de vacinação são: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores do ensino básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais de idade e Pessoas em Situação de Rua.
Também fazem parte do público-alvo da campanha: Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, assim como das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade e Pessoas com deficiência permanente.
Os Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores Portuários; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; e Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas também devem ser imunizados contra a gripe.