A Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba, no interior de São Paulo, confirmou a morte de um menino de apenas 7 anos de idade após ter sido picado por um escorpião, nessa sexta-feira (29). Yuri Vicente Bueno estava no quintal, com o pai, quando sentiu que foi picada na mão esquerda por um escorpião.
Ao perceber o incidente, o pai levou o filho para a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte de Sorocaba. Mesmo medicado, o menino piorou e precisou ser intubado. A criança sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu. O velório ocorreu neste sábado e o sepultamento ocorreu no final da manhã no cemitério Santo Antônio.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informa que em caso de acidentes com escorpiões em crianças com menos de 10 anos, elas devem ser encaminhadas de forma imediata diretamente para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que conta com o soro antiescorpiônico.
O caso desta sexta-feira é o segundo neste ano em Sorocaba. Em janeiro, uma criança de um ano morreu após ser picada por um escorpião. A Prefeitura informou ainda que, em 2024, já são 49 casos de picadas de escorpião na cidade. Em 2023, foram 259 ocorrências.