A creche que será construída no bairro Concórdia, em Araçatuba (SP), terá capacidade para atender 188 crianças, de 0 a 5 anos, no período integral. A obra, orçada em R$ 4,3 milhões, faz parte do Novo PAC Seleções (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
A localização da escola foi escolhida, segundo a secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza, devido à grande demanda por vagas naquela região da cidade, provocada pelo crescimento habitacional.
Atualmente, naquela área, há 36 alunos aguardando vaga fora da escola e outras 23 crianças matriculadas em período parcial, mas que precisam do integral.
A creche vai ser erguida em uma área ao lado da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Mário de Moura, localizada na Rua Severino Cosmo de Araújo, 560. “É um espaço bem amplo e comporta uma escola de educação infantil”, disse Silvana.
Hoje, as crianças do Concórdia são atendidas na Emeb Professora Enoy Chaves da Costa Leone, no Panorama, e na Emeb Cláudio Evangelista Teixeira, no Alvorada.
Para atender à demanda crescente por vagas, segundo a secretária, foi necessário desativar todas as salas de recursos pedagógicos que são importantes para o desenvolvimento das crianças e transformá-las em salas de aulas. ” Se não, seria um número muito maior de crianças aguardando vagas”, explicou Silvana.
“Com a construção da nova creche, além de zerar o déficit por vagas naquela região, vamos conseguir dar mais qualidade aos que já são atendidos, para a promoção de atividades diversificadas que são fundamentais para a primeira infância”.
Ainda não há um prazo para o início e término das obras. Conforme a secretária, após o termo de compromisso estar disponível para assinatura, o município poderá iniciar os trâmites para a licitação e, a partir daí, estimar os prazos.