A Prefeitura de Guararapes (SP), em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), fará, a partir de segunda-feira (4), a chamada nebulização veicular, popularmente chamada de “fumacê”, para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O município, que tem pouco mais de 33 mil habitantes, registrou, até agora, em 2024, 162 casos de dengue, e está em alerta com o recente aumento de infectados com o vírus da doença.
O número é o maior do que o registrado, por exemplo, em Araçatuba (SP), que possui mais de 200 mil habitantes e tem, em 2024, 100 casos da infecção transmitida pelo Aedes Aegypti.
Em Guararapes, o “fumacê”, será de segunda-feira, 4 de fevereiro, a quarta-feira, dia 6, a partir das 19h, considerando que é neste horário que o mosquito sai para se alimentar de sangue humano, e como há menos incidência de raios solares, o produto tem mais eficácia no combate.
A ação será, inicialmente, nos bairros:
– Jardim Aeroporto
– Industrial
– Tiradentes
– Independência
– Jardim Brasil
– Santo Antônio II
Morador deve deixar portas e janelas abertas
A orientação é para que nos dias da execução da nebulização, os munícipes deixem portas, janelas, box dos banheiros e cortinas abertas.
Durante o fumacê, o morador deve levantar a colcha da cama; cobrir alimentos e água de consumo humano e animal; retirar animais de estimação; não permanecer nas ruas e não deixar as crianças ou animais seguirem a viatura.
A Vigilância Sanitária realiza o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti de maneira permanente, durante o ano todo, e reforça a importância da população manter todos os cuidados em casa: eliminar recipientes que possam acumular água, para evitar focos do mosquito.