O ex-prefeito Cido Sério (PV), 64 anos, é o pré-candidato à Prefeitura de Araçatuba indicado por seu partido, mas para que seu nome seja consolidado para concorrer às eleições de 6 de outubro, é necessária a aprovação dos demais partidos que compõem a Federação com o PV (Partido Verde). São eles o PT (Partido dos Trabalhadores), sigla da qual ele foi um dos fundadores, e o PC do B (Partido Comunista do Brasil).
Apesar das rusgas entre Sério e membros do diretório do PT local, o nome do ex-prefeito deverá ser aprovado pelo partido do presidente Lula, até porque não há muita opção de nomes no núcleo progressista de Araçatuba. No PC do B, Cido Sério não enfrenta resistência.
O presidente do PT de Araçatuba, advogado Fernando Zar, confirmou que o ex-prefeito, pode, sim, ser apoiado pela Federação. Os membros do Partido dos Trabalhadores local irão se reunir no próximo sábado, 16 de março, para deliberar o assunto.
Inicialmente, a intenção era de que Cido Sério fosse o nome de uma frente ampla com PT, PV e PC do B, além do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e Rede Sustentabilidade, para enfrentar as candidaturas de centro e de direita.
Entretanto, a ideia parece não ter vingado. O presidente do diretório municipal do PSOL em Araçatuba, professor Matheus Lemes, disse que não há adesão suficiente da militância de seu partido para sacramentar o apoio ao ex-prefeito Cido Sério.
“Muito por reflexo de uma paralisia na construção de um programa de governo e de ações que viabilizem a candidatura. Sem diálogo, não há condições de apoio”, afirmou o líder do PSOL local.
Conforme ele, esta não é uma posição definitiva – a Federação PSOL/Rede Sustentabilidade ainda vai se reunir para oficializar seu posicionamento nas eleições 2024.
Trajetória
Caso o nome de sido seja referendado, esta será a quarta vez que ele irá concorrer à Prefeitura de Araçatuba, sendo três pelo PT. A primeira foi em 1992, quando o vencedor foi Domingos Andorfato.
Em 2008, concorreu ao pleito municipal e foi eleito com 43.093 votos ante 42.232 votos do segundo colocado, o hoje prefeito Dilador: uma diferença de apenas 861 votos. Quatro anos depois, venceu novamente o pleito, aumentando a sua votação para 51.553 votos.
Sua vida política, no entanto, começou bem antes. Em 1988, concorreu a uma vaga na Câmara de Araçatuba. Não chegou a se eleger, ficando como primeiro suplente do PT.
Em 1994, foi candidato a deputado estadual e, em sua segunda tentativa de conquistar uma cadeira na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), conseguiu ser eleito, em 2006.
Após os dois mandatos como prefeito de Araçatuba, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016 (no segundo mandato, ficou afastado do cargo por alguns meses, por determinação da Justiça), Sério migrou para o PRB, atual Republicanos, que é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, pelo qual foi candidato a deputado federal naquele ano, obtendo 8.729 votos.
Depois, se filiou ao PSD de Gilberto Kassab e concorreu a uma vaga na Câmara de Araçatuba, mas conquistou apenas 682 votos. Deixou o PSD em 2023 e foi para o PV, sigla pela qual pode concorrer novamente à Prefeitura de Araçatuba.