No último sábado (16), cidades da região de Araçatuba enfrentaram um recorde de temperaturas altas, batendo os 37º C, confirmando previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre uma onda de calor intensa que assola o estado de São Paulo. Este evento marca o pico de temperaturas do ano na região, sinalizando um verão particularmente rigoroso.
Para este domingo (17), a previsão é de um amanhecer com sol entre nuvens em todo o território paulista, mantendo-se assim ao longo de toda a manhã. No entanto, a atuação de um sistema meteorológico sobre o oceano, em conjunto com o aumento das temperaturas, promete mudar este cenário. Estão previstas formações e atuações de áreas de instabilidade atmosférica, que podem resultar em pancadas de chuva isoladas em quase todas as regiões do estado. Estas chuvas, segundo os meteorologistas, podem vir acompanhadas por rajadas de vento e descargas atmosféricas, estendendo-se até o período noturno.
Há também um alerta especial para pancadas mais intensas e até mesmo temporais, especialmente no corredor sul do estado. A possibilidade de tais eventos climáticos gera preocupações com potenciais transtornos, principalmente em áreas consideradas de risco.
Em Araçatuba é previsto muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada durante o dia, com termômetros registrando 37ºC segundo o Inmet. Com a gradual elevação dos termômetros ao longo do dia, espera-se que a sensação de calor se intensifique, criando um ambiente consideravelmente abafado. Este aumento de temperatura, combinado com a umidade, pode potencializar a ocorrência de fenômenos atmosféricos extremos, colocando em evidência a importância de estar preparado para mudanças rápidas nas condições climáticas.