Um homem foi autuado em R$ 9 mil durante uma ação da Polícia Militar Ambiental em Coroados, a 26 quilômetros de Araçatuba. Na casa dele havia nove pássaros em cativeiro mantidos sem autorização do órgão competente e uma das aves estava dentro de um guarda-roupas.
Durante o patrulhamento ambiental, no transcorrer da “Operação Impacto”, a equipe recebeu denúncia de possíveis pássaros em cativeiro em uma residência próximo a um bar no bairro Córrego do Campo, em Coroados.
Pelo local, a equipe percebeu algumas gaiolas penduradas na varanda e em contato com o morador, o qual, identificou-se e franqueou a entrada da guarnição, informou que possuía somente quatro aves nativas sem autorização e que criava aves exóticas.
Em continuidade à fiscalização foram encontradas dentro da cozinha mais três aves, e nos quartos mais duas aves estando escondidas no quarda-roupas e em cima de uma cama AO ser questionado, o homem informou que ganhou os pássaros.
Diante da situação foi elaborado o auto de infração ambiental de multa simples no valor de R$ 9 mil por ter em cativeiro nove aves silvestres das espécies pássaro preto, currupião, coleiro do brejo, sabiá barranco, rolinha fogo apagou e patativa, está última estando na lista de ameaçados de extinção. todos sem autorização do órgão ambiental competente.
Os pássaros e as gaiolas foram apreendidos em termo próprio e por estarem inaptos a soltura, foram levados à Estância Natureza, em Lins. O autor, após receber a notificação e termo, foi orientado quanto a data e horário do agendamento ambiental.