Araçatuba foi contemplada com cinco obras e um equipamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, que irá investir um total de R$ 23 bilhões em 3.270 municípios de todo o Brasil.
A maior parte dos investimentos destinados para Araçatuba é no eixo da saúde (atenção primária e especializada), mas também há recursos para a cidade no eixo Educação, Ciência e Tecnologia.
Na saúde, o município irá receber recursos para construir duas novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde); um Caps IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) e uma Oficina Ortopédica.
A cidade também irá receber uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Já na educação, o investimento do Novo Pac no município é para a reforma de uma creche.
INTERLOCUTOR
As obras e a ambulância foram uma solicitação do prefeito Dilador Borges (PSDB) ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tendo como interlocutor o gerente de Assuntos Federativos da Presidência da República, Margonari Marcos Vieira.
Dilador conheceu Vieira no evento “Conexidades”, realizado em junho do ano passado, em Jundiaí (SP). Segundo fontes ligadas ao prefeito, o servidor federal teria se identificado com ele pelo fato de os dois serem mineiros.
Para integrantes da administração municipal, a inclusão dos pleitos de Araçatuba no Novo PAC Seleções deve-se, justamente, ao bom relacionamento entre Dilador e o gerente de Assuntos Federativos da Presidência, e com o próprio ministro.
SEM LOCAIS DEFINIDOS
Ainda não se sabe quanto o governo federal irá destinar para as obras no município. A Prefeitura também ainda não definiu os locais onde as UBSs, Caps IJ e Oficina Ortopédica serão construídos.
Em relação à creche, a administração aguarda a definição do Novo PAC Seleções, pois foram feitas solicitações para a reforma de três escolas de educação infantil e ainda não foi informado qual delas receberá o investimento para a obra.