Alunos e professores da Escola Estadual Hermínio Cantisani, de Birigui (SP), participaram de um evento sócio educativo voltado à proteção ambiental na manhã desta quarta-feira (27) na Fazenda São João, bairro Pau Lavrado, zona rural da cidade. A atividade contou ainda com a participação da Polícia Militar Ambiental, Rotary Clube de Birigui, Casa da Amizade e Secretaria do Meio Ambiente do município.
De acordo com a PM Ambiental, o Objetivo da ação foi dar continuidade às comemorações do “Dia da Água” (22/03). Os alunos, acompanhados dos professores, fizeram o plantio simbólico de mudas de árvores nativas em local destinado à recuperação ambiental em área de preservação permanente, que compõe a matar ciliar do córrego Jacutinga, afluente do Ribeirão Baixote, o qual é o responsável pela captação de água superficial para abastecimento de parte da população de Birigui.
Esse ato simbólico faz parte de um contexto maior que se completará com a recuperação de uma área de aproximadamente 70.000 m² com o plantio de 7.600 espécimes no local.
“Ao preservar os córregos, estamos contribuindo para a formação de corredores ecológicos, que são faixas de terra que conectam áreas naturais fragmentadas. Esses corredores permitem que os animais silvestres se desloquem entre diferentes habitats, o que é essencial para o fluxo gênico das populações, evitando a consanguinidade e promovendo a diversidade genética, bem como, a disseminação das sementes das árvores, promovendo a regeneração natural das florestas ribeirinhas e aumentando a biodiversidade local”, explica nota distribuída à imprensa pela PM Ambiental.
Ainda de acordo com a corporação, essa atitude não só protege os recursos hídricos, mas também desempenha um papel vital na conservação da vida selvagem e na manutenção da saúde dos ecossistemas terrestres e aquáticos.