O Tribunal do Júri de Araçatuba absolveu nesta quinta-feira (7) o pescador Roberto Donizete Atílio, 42 anos, que foi julgado sob acusação de tentar matar a companheira dele e o irmão de um vizinho, em dezembro de 2021, no bairro Umuarama, em Araçatuba.
Os jurados acataram o pedido de defesa, e também do promotor de Justiça Adelmo Pinho. Durante o julgamento o promotor pediu absolvição do réu por legítima defesa, tendo em vista contradições da versão da vítima e depoimento de testemunhas, que confirmaram que o réu e a companheira dele estavam sendo ameaçados de morte pela vítima para que se mudassem do bairro.
O crime
O crime aconteceu em dezembro de 2021 em frente a casa do acusado. Conforme denúncia do Ministério Público, um vizinho do réu e um irmão viram Atílio agredindo fisicamente a companheira, sendo que este irmão defendeu a mulher impedindo a agressão.
Após ser impedido de agredir a companheira, Atílio entrou na casa dele, na rua Ângelo Brívio, e saiu com um pedaço de pau onde havia um pano em chamas na ponta, e arremessou contra a companheira e o irmão do vizinho. O pano atingiu apenas o irmão do vizinho, que teve o corpo queimado, foi socorrido e ficou internado na ocasião, em função das queimaduras. A mulher não foi atingida pelo fogo.
Tese da defesa
No entanto, a defesa, feita pelos advogados Éder Fábio Garcia dos Santos e Elisangela Carneiro Ferrares, pediu a absolvição do cliente alegando legítima defesa, porque Atílio vinha sendo ameaçado de morte pelo vizinho e o irmão, que estariam obrigando ele e a companheira a deixarem o bairro acusando-o de pequenos furtos.
O irmão deste vizinho teria agredido a companheira de Atílio com golpes de corrente, fato confirmado pela mulher. No entanto, ela disse que foi Atílio quem jogou o pau com o pano em chamas contra a vítima.