Doze pessoas foram presas pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (7), em uma operação contra o tráfico de drogas realizado dentro da Penitenciária de Andradina (SP). Os alvos foram capturas no estado de São Paulo e também no Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Polícia Civil, 10 pessoas foram presas em Andradina. As outras duas foram detidas em São Vicente, no litoral paulista e na cidade de Mundo Novo (MS). A investigação que culminou na operaçáo de hoje teve início em setembro de 2023 com a prisão de um homem por tráfico.
A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) apurou na ocasião que o preso fazia parte de uma organização criminosa responsável por levar drogas e estimulantes sexuais para o interior da penitenciária de segurança máxima instalada na cidade.
Ainda conforme a polícia, entre os presos estão os responsáveis por trazer drogas do Paraguai e as pessoas que preparam o entorpecente para entrar no presídio no corpo das chamadas “mulas” – geralmente mulheres que introduzem invólucros no órgão genital.
De acordo com os investigadores, o líder do esquema agia dentro da penitenciária com auxílio da esposa e do filho do casal, preso em flagrante em 2023. Além das prisões, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão em 23 residências.