A cidade de Araçatuba terá o privilégio de receber uma figura de destaque na Igreja Católica, o Reitor-Mor dos Salesianos e Cardeal Ángel Fernández Artime, no dia 6 de março. O evento marca a celebração dos 75 anos da presença da Congregação Salesiana no município, representando não apenas um marco histórico, mas também um testemunho do compromisso contínuo dos salesianos com a educação, formação moral e apoio aos jovens.
O Reitor-Mor é o Superior-Geral da Congregação Salesiana, uma congregação religiosa fundada por São João Bosco, no século 19. Sua presença em Araçatuba destaca a liderança espiritual e educacional que a congregação oferece, bem como a importância da comunidade local para a vivência do carisma salesiano.
Há uma década, quando assumiu o serviço de Reitor-Mor, Pe. Ángel se responsabilizou pela orientação dos salesianos em sua nobre missão de educar e evangelizar os jovens, além de administrar a congregação em escala global. Seu papel vai além das fronteiras geográficas, conectando a comunidade de Araçatuba ao vasto trabalho da Congregação Salesiana em todo o mundo.
HONRA
Além de seu papel como Reitor-Mor, Pe. Ángel também foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, uma honra concedida a membros proeminentes da Igreja Católica, reconhecendo sua contribuição significativa e seu compromisso com a Igreja. Os cardeais formam o “Colégio” de Cardeais, que tem como função auxiliar o Papa no governo da Igreja, em eventos importantes e na evangelização do mundo.
Dentre as principais funções de um cardeal, estão: Diálogo com o Papa, em que assessora o Papa em questões importantes e participa do Conclave, responsável pela eleição do próximo Papa, em caso de vacância; Liderança Diocesana, com a ocupação de cargos de liderança em dioceses importantes ao redor do mundo, desempenhando um papel fundamental na administração e orientação espiritual; e Colegiado Ecumênico, com a participação em decisões cruciais que afetam toda a Igreja, trazendo uma perspectiva global para as questões da evangelização no mundo atual.