Os testes rápidos de Covid-19 estão em falta no Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce e em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araçatuba. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que todos os pacientes com sintomas da doença estão sendo testados pelo método PCR, que coleta secreções do nariz e da orofaringe com o swab nasal (uma espécie de cotonete).
O município recebe os testes rápidos do Ministério da Saúde e também faz a aquisição complementar. No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os testes não são repassados pelo governo federal desde dezembro do ano passado.
A demora no repasse ocorre em meio a um aumento no número de casos, internações e óbitos por Covid-19. Somente nos 16 primeiros dias de fevereiro, 151 moradores de Araçatuba contraíram a infecção pelo novo coronavírus e 3 pessoas morreram. Em janeiro, foram 72 casos e 1 óbito.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a entrega de 5 mil testes rápidos do Ministério da Saúde e mais 5 mil adquiridos pelo município. A previsão de entrega é na próxima semana, porém pode ocorrer atraso devido à grande demanda.
Município adquiriu 3 mil testes em dezembro
A pasta informou que adquiriu 3 mil testes em dezembro de 2023, dos quais 1.275 foram distribuídos às unidades. Em janeiro de 2024, as UBSs solicitaram apenas 625 testes e, neste mês de fevereiro, foram distribuídos 2.050 testes, o que demonstra o aumento na demanda.
Conforme a Secretaria de Saúde, considerando os estoques das unidades, de acordo com o relatório de consumo, em dezembro foram realizados 1.094 testes; em janeiro, 1.323; e até a data de hoje (quinta-feira, 22), em fevereiro, foram feitos 1.836 testes.
A orientação para a população é que sempre que houver sintomas gripais, deve-se procurar um serviço de saúde para fazer a testagem.
MÉTODO PCR
O método PCR, que está sendo utilizado pela Saúde de Araçatuba, é considerado o padrão ouro para este tipo de diagnóstico, segundo a pasta.
Ele é feito com o swab nasal, uma espécie de cotonete, usado para a coleta de secreções do nariz e da orofaringe.
A data para testagem é a partir do segundo dia de sintoma e o resultado do exame sai entre 3 a 7 dias.