A Quaresma tem início nesta Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro, para os fiéis da Igreja Católica. A data também marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2022, a qual tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema : “vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Em toda a Diocese há missas em horários alternativos, que vão da manhã até a noite.
O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy preside a Santa Missa de Quarta-Feira de Cinzas na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba, às 19h30.
Mas as primeiras missas no município são logo pela manhã, tais como na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa, às 6h30. A igreja do bairro Vila Mendonça ainda inicia a Quaresma com outras duas missas, às 15h e às 19h30.
O mesmo ocorre na Paróquia São Sebastião, que terá missas às 6h e às 19h30. A Paróquia Imaculado Coração de Maria tem celebrações às 7h30 e 19h30.
Em cidades como Birigui e Valparaíso as missas também se iniciam pela manhã, mas contam também com horários noturnos. Com missas tradicionais à tarde, a Capela São Domingos Sávio, em Araçatuba, celebra a Quarta-feira de Cinzas às 17h.
REFLEXÃO
Conforme o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre José Carlos Guabiraba de Oliveira, a Quaresma deve ser um período vivenciado como a abertura para uma nova vida, e não com tristeza.
“Somos inclinados a iniciar e a viver a Quaresma com uma motivação genuína. A Quarta-feira de Cinzas e os demais dias são de jejum e abstinência, mas não de tristeza e muito menos um dia cinza e sem vida. Por que lembrar isso na nossa reflexão? Para acentuar que o Tempo Quaresmal, iniciado com a celebração penitencial das cinzas ,longe de ser um dia de lamentação, segundo a Palavra de Deus, acolhida por nós na liturgia desse dia, é um tempo de atitudes novas, de abertura a algo novo e que nos conduz à alegria da salvação” , explica.
“Que o Senhor, bom e misericordioso, que em seu Filho Jesus Cristo, nosso Irmão, está sempre muito perto de nós, acompanhe-nos no importante caminho quaresmal, a fim de que seja um tempo de crescimento como filhos de Deus e como seres humanos, mais humanos à medida em que mais estivermos no coração do Pai ,alimentados pela Palavra, fortes na oração e dando testemunho pela caridade sincera”, conclui.