A Prefeitura de Birigui prorrogou a intervenção municipal na Santa Casa de Birigui por mais 180 dias. A prorrogação está prevista em decreto publicado na última sexta-feira (16), no Diário Oficial do município.
A intervenção da Prefeitura no hospital irá completar dois anos no próximo dia 25 de fevereiro. Em 2022, a administração municipal decidiu intervir na Santa Casa, com o objetivo de “restabelecer e assegurar um atendimento médico hospitalar digno à população usuária do SUS”.
De acordo com o decreto que determinou a prorrogação da intervenção, ainda há risco iminente da não manutenção dos serviços hospitalares junto à população de Birigui e região. A Santa Casa de Birigui é referência no atendimento para 10 municípios.
O documento cita um ofício encaminhado ao prefeito pelo interventor Alex Brasileiro, que aponta para a necessidade de prorrogar o prazo de intervenção administrativa, em especial pela permanência das causas que a motivaram, assim como a necessidade de conclusão dos trabalhos necessários para a regularização das situações que não puderam ser sanadas nos quase dois anos de intervenção municipal.
Em fevereiro de 2022, a Prefeitura apontou várias irregularidades para justificar a intervenção. Dentre elas, a recorrente recusa da entidade em receber pacientes do pronto-socorro via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e falta de prestação de contas dos recursos repassados pela Prefeitura por meio de convênios e contratos.