Para garantir a segurança dos atletas que participarão da 6ª Corrida José dos Santos Primo, neste domingo (3), a Prefeitura de Araçatuba realizará a interdição, a partir das 6h da manhã, de algumas ruas e avenidas na cidade.
Estarão interditadas as seguintes vias: avenida Joaquim Pompeu de Toledo nº 75; rua Baguaçu, entre a Pompeu de Toledo e a rua Dr. Francisco Vilela; avenida Abrão Buchalla, da rua Dr. Francisco Vilela até a avenida Umuarama, além de algumas vias nas imediações.
A secretaria de Mobilidade Urbana orienta a todos os motoristas que utilizam essas vias que busquem rotas alternativas durante o horário do evento e informa que todos os locais estarão devidamente sinalizados.
A previsão é de que o trânsito nas vias interditadas esteja liberado até as 9h30. Veja abaixo o quadro indicando o trajeto da corrida:
Quem foi José dos Santos Primo
José dos Santos Primo foi um atleta e um dos grandes técnicos de atletismo do Brasil. Nascido em Juazeiro, na Bahia, em 05 de março de 1935, ele migrou para São Paulo em 1941 e iniciou sua trajetória no Esporte Clube Vila Mariana, aos 17 anos.
Em seguida, ingressou nas Forças Armadas e, depois de se tornar campeão brasileiro dos 3.000 metros com obstáculos, passou a representar o Vasco da Gama. Foi também recordista brasileiro dos 1.500 metros em 1957.
Pela Seleção Brasileira, foi campeão sul-americano dos 1.500 metros e dos 3.000 metros com obstáculos em 1961, em Lima, no Peru, e em 1963 em Cáli, na Colômbia, e disputou os Jogos Pan-Americanos de 1963, sendo quarto colocado nos 1.500 metros.
Ao deixar as pistas como atleta, descobriu-se treinador, e tornou-se um dos melhores técnicos de atletismo do Brasil. Veio para Araçatuba na década de 1960, a convite do também atleta Anubis Ferraz da Silva.
Ao longo de sua carreira, treinou 15 representantes brasileiros em Jogos Pan-Americanos; 12 em Campeonatos Mundiais e seis em Jogos Olímpicos.
Dentre os atletas que passaram por ele estão Katsuhiko Nakaya, Claudinei Quirino, Zequinha Barbosa, Davi Vital do Rosário, Lucimar Teodoro, Claudete Alves Pina, Berenice Oliveira, Andreia Maria Pereira Brito, André Oliveira, Wellington Santos, Eliana Renata da Silva, Vera Lúcia Possari, Edson Miguel, Sheila Pereira, e muitos outros.
Primo faleceu em julho de 2020, após enfrentar um câncer.