Pelo menos três grupos políticos estão na disputa pelo PRD (Partido Renovação Democrática) em Araçatuba. A sigla foi constituída em outubro de 2022, a partir da fusão do Patriota e do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
Na corrida para angariar mais partidos para suas eventuais candidaturas, políticos locais se articulam na tentativa de assumir a agremiação na cidade por meio de uma comissão provisória.
A reportagem do RP10 apurou que estão no páreo pelo PRD o ex-vereador Cido Saraiva (MDB) e o médico Filipe Fornari (PP), ambos pré-candidatos a prefeito em 2024.
Outro nome que entrou no jogo foi o do sindicalista e ex-vereador Denilson Pichitelli (União Brasil), presidente do Sisema (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araçatuba e Região) e pré-candidato a vereador.
Pichitelli está confiante em conseguir o partido, depois de participar de uma reunião em São José do Rio Preto (SP), na última segunda-feira (5).
Caso consiga o partido, o sindicalista vai formar a chapa de candidatos a vereador e depois seu grupo irá decidir quem deverá apoiar para prefeito.
“É o mesmo trabalho que fiz com o PSL em 2016 e em 2020. Ele lembra que, em 2016, conseguiu a sua eleição. Quatro anos depois, não foi reeleito, mas obteve sucesso com o partido ao eleger dois vereadores da sigla: Coronel Guimarães e Cristina Munhoz, ambos no União Brasil, atualmente.
A expectativa é de que a nominata (lista de nomes que compõem a comissão provisória) do PRD saia ainda nesta semana, com a atualização dos dados no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Hoje, o partido não possui representatividade em Araçatuba.