O Podemos decidiu apoiar a pré-candidatura de Edna Flor à Prefeitura de Araçatuba. A decisão foi tomada nessa sexta-feira (2) e comunicada à imprensa por meio de nota emitida neste sábado (3).
“O Partido Podemos de Araçatuba, em reunião da Executiva Municipal realizada no dia 02/02/2024, resolve por unanimidade, declarar apoio à pré-candidatura à prefeita de Araçatuba da atual vice-prefeita, Edna Flor”.
O presidente da sigla em Araçatuba, vereador Wesley da Dialogue, disse à reportagem do RP10 que, diante das atuais pré-candidaturas apresentadas na cidade, o Podemos decidiu, por unanimidade, apoiar a da vice-prefeita.
“Dos nomes que têm surgido como pré-candidatos, ela é a que mais se afina com o nosso trabalho, entendemos ser a a mais preparada para a gestão da cidade”, afirmou Wesley.
Ele disse, ainda, que a decisão em apoiá-la também deve-se ao convite oficial da presidente nacional do partido, Renata Abreu, para que Edna fosse candidata à prefeita pelo Podemos.
REPUBLICANOS
Edna anunciou nesta semana sua ida para o Republicanos, deixando o Cidadania, partido do qual foi filiada por 19 anos.
A migração repercutiu na direita, porque, em tese, prejudica uma eventual pré-candidatura do vereador Lucas Zanatta (PL) à prefeitura.
De outro lado, a iniciativa fortaleceu a política diante das articulações para a escolha do candidato (a) à prefeito (a) que disputará as eleições com o apoio da administração municipal. Isso porque o Republicanos tem maior representatividade na Câmara Federal, diferentemente do Cidadania, que está fragilizado.
Edna se reuniu com lideranças do Podemos e com a própria presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu, de quem recebeu o convite para ir para o partido. A vice-prefeita declinou e preferiu o Republicanos, por ser uma agremiação maior.
OUTROS NOMES
Além de Edna Flor, já declararam suas pré-candidaturas o ex-vereador Cido Saraiva (MDB); Filipe Fornari (PP); o ex-prefeito Cido Sério (PV) e o vereador Lucas Zanatta.
O nome do chefe de gabinete da Prefeitura, coronel Deocleciano Borella Júnior (PSD), também vem sendo ventilado, mas ainda não foi confirmado, justamente porque Edna Flor também estaria no páreo para ser a candidata da situação.