Na madrugada da última quarta-feira (21), um fenômeno intrigante foi registrado no céu de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Câmeras do observatório Bate-Papo Astronômico, vinculado ao campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha, capturaram imagens de um objeto luminoso que gira em seu próprio eixo, aumentando e diminuindo de brilho em órbita baixa da Terra.
O vídeo divulgado mostra um objeto misterioso movendo-se no céu, um espetáculo que já desperta a curiosidade de entusiastas e especialistas em astronomia. Fabricio Colvero, operador das estações do Bate-Papo Astronômico, destacou a particularidade do objeto que, segundo ele, não apresenta as características usuais de meteoros.
Especialistas da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros serão responsáveis pela análise das imagens, com o intuito de identificar a natureza do objeto. A hipótese inicial é de que possa se tratar de um satélite fora de operação ou partes de um foguete, que eventualmente poderiam se incinerar ao reentrar na atmosfera terrestre.
A identificação de objetos em órbita baixa é parte essencial do monitoramento espacial, principalmente para discernir entre corpos celestes naturais e resíduos artificiais, que são crescentes devido à intensa atividade espacial humana. Esse registro contribui para o estudo e a compreensão da dinâmica orbital e dos possíveis riscos associados a detritos espaciais.