O sargento veterano da Polícia Militar Jacques Lima Pétia assumiu o comando do PSB (Partido Socialista Brasileiro) em Araçatuba. A nominata da comissão provisória do partido foi validada nesta quarta-feira (7) pela Justiça Eleitoral e tem validade até 24 de janeiro de 2025.
É a segunda vez que Pétia assume o partido no município, mas a sigla estava suspensa, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por falta de prestação de contas.
O soldado veterano atua como líder comunitário na Zona Leste e é presidente da Escola de Samba Unidos da Zona Leste (quatro vezes campeã do Carnaval de Araçatuba).
Em Araçatuba, o líder comunitário Damião Brito tinha a expectativa de assumir o partido ao declarar ser pré-candidato a vereador. Ele disse, no entanto, que seguirá com seus planos e que recebeu o convite de outras seis legendas para se filiar.
O novo presidente do PSB, que tem como figura principal no Brasil o vice-presidente Geraldo Alckmin, tem planos de formar uma chapa completa para vereador, com 16 nomes para concorrer à vereança.
A ressalva é que não deverão ser aceitos vereadores eleitos em 2020, que atualmente são mandatários. “Queremos dar oportunidade para pessoas novas, buscando fazer mudança na Câmara”, justificou.
Pétia disse que está analisando o cenário político e irá conversar com seu grupo para definir se o PSB vai lançar candidato a prefeito ou a vice. “O partido é grande, tem bom tempo de televisão, mas temos que aguardar, ver as definições primeiro”, afirmou.
Além do sargento veterano, integram a comissão provisória do PSB em Araçatuba: Christian Menezes Domingues (secretário-geral) e Claudino Aparecido Coelho (secretário de finanças). Como membros, a sigla tem Alex Covelho de Abreu David; Junio Anderson da Silva Alves; Rosângela Lullo e Sueli Rodrigues da Silva.