Os irmãos Edivaldo Lima dos Santos e Marcos Lima dos Santos foram condenados nesta quinta-feira (8) pelo Tribunal do Júri da Comarca de Araçatuba pela morte de Reginaldo Raimundo, em agosto de 2013, durante uma festa em um pesque pague em Mirandópolis, a 70 quilômetros de Araçatuba. Raimundo, que na época tinha 40 anos, era pai de Everton Sodário, que foi prefeito de Mirandópolis.
Conforme entendimento dos jurados e após dosimetria da pena pelo magistrado, o réu Edivaldo foi condenado a 9 anos, 10 meses e 18 dias de prisão em regime inicial fechado, e Marcos foi condenado a 14 anos de prisão, também em regime inicial fechado. O juiz deferiu aos réus o direito de recorrer em liberdade, não encontrando requisitos para decretação da prisão preventiva.
O processo foi desmembrado e um terceiro réu já havia sido condenado a 16 anos de prisão. Os irmãos já haviam sido julgados mas um novo júri foi marcado após a Justiça acatar recurso do Ministério Público pela falta de reconhecimento dos jurados, no primeiro julgamento, não reconhecerem uma das qualificadoras.
O crime
Reginaldo Raimundo, que também era conhecido como Mato Grosso, foi morto após briga com os irmãos e um terceiro autor. Conforme a denúncia do MP, autores e vítima estavam em um baile no Pesqueiro do Davi, na mesma mesa. Raimundo estava na companhia da esposa.
Os irmãos, conforme tese da defesa, alegaram que Edivaldo foi atingido pelas costas com um golpe de canivete, dado por Raimundo. Em seguida teria revidado quando o irmão interveio e deu uma cadeirada nas costas de Raimundo, sendo que em seguida teriam deixado o local, mas presenciado uma confusão no estacionamento, onde a vítima teria sido agredida por outras pessoas.
Raimundo foi socorrido e levado ao Hospital Geral de Mirandópolis, de onde foi transferido para Santa Casa de Araçatuba, mas não resistiu.