Durante as festividades de carnaval na cidade de Caravelas, no extremo sul da Bahia, na noite do último sábado (10), um policial militar foi filmado executando uma ação, conhecida popularmente como “voadora”, contra um dos foliões presentes na celebração.
O vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra o momento em que um policial tenta afastar dois homens que pareciam brigar. Em determinado momento, outro PM é visto se lançando contra um dos indivíduos, derrubando-o ao solo.
Com o folião já no chão, o vídeo revela o policial aplicando tapas, chutes e golpes com o cacetete, mesmo diante da falta de reação do homem. A situação só se acalma quando o folião, em um gesto de rendição, levanta as mãos, sendo então retirado do local da festa pelos dois policiais.
Investigação
A Polícia Militar da Bahia, em nota, informou que a corregedoria da corporação já iniciou uma investigação para apurar a conduta dos agentes envolvidos no episódio. Os policiais foram prontamente identificados e serão ouvidos no decorrer da investigação. No entanto, a nota não esclarece se os mesmos foram afastados de suas funções enquanto o caso está sendo investigado.
A PM baiana fez questão de ressaltar que não endossa comportamentos que desviam de sua doutrina, fundamentada nos princípios da legalidade, técnica e proteção à sociedade. A corporação reiterou seu compromisso com a segurança dos cidadãos baianos, destacando a importância de ações policiais que respeitem os direitos humanos e a integridade física de todos.