Em uma iniciativa de colaboração entre a iniciativa privada e as forças de segurança, Araçatuba registrou uma redução de 7% nas fraudes de consumo de água em 2023. A GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município, aliou-se à Polícia Civil e à Polícia Militar para intensificar a fiscalização e combater as irregularidades nesse serviço essencial.
No ano passado, a operação conjunta resultou no encaminhamento de seis pessoas ao Distrito Policial para prestar esclarecimentos sobre fraudes identificadas. As infrações foram detectadas em diversas áreas da cidade, incluindo condomínios de luxo, periferias e o centro, demonstrando que o problema não se restringe a uma classe social específica.
O Gerente Comercial da GS Inima SAMAR, Luis Henrique Rodrigues, destacou a estratégia adotada para identificar as irregularidades: “Utilizamos um trabalho de inteligência que avalia o consumo das residências de acordo com a metragem do imóvel. Isso nos permite identificar padrões de consumo incompatíveis e agir de forma precisa.”
A concessionária emprega tecnologias avançadas, como o geofone, um equipamento capaz de detectar fraudes mais elaboradas ao analisar o fluxo de água no interior dos encanamentos. “Qualquer alteração nos medidores é analisada detalhadamente. As fraudes, além de prejudicarem o sistema como um todo, são passíveis de sanções severas ao cliente, incluindo a prisão do fraudador,” alertou Rodrigues.
As penalidades para os infratores abrangem esferas administrativas e criminais. A legislação vigente e o Regulamento dos Serviços (Resolução AR-DAEA 0001/2013) preveem uma série de sanções, que vão desde multas até ações judiciais por furto qualificado, conforme estabelecido no artigo 155, §4º, II do Código Penal, e até mesmo por corrupção ou poluição de água potável, tipificado no artigo 271, com reclusão de dois a cinco anos.
Hidrômetros furtados
Em 2023, houve também um trabalho intenso de investigação da Polícia Civil em pontos receptores de hidrômetros furtados. Neste período, 146 hidrômetros foram furtados em Araçatuba. Ferros-velhos e comércios que vendem os equipamentos foram fiscalizados, notificados e alguns proprietários foram levados à delegacia.
A GS Inima SAMAR orienta os moradores para que, caso ocorra um furto, registre um boletim de ocorrência para que a polícia possa investigar a situação.
Quanto às fraudes em hidrômetros, a população também pode contribuir com denúncias pelos canais de atendimento ao cliente: WhatsApp (11) 95020-6424 e Call Center 0800 770 2295.