Três entidades escotistas da região de Araçatuba (SP) acabam de receber um documento comprobatório muito significativo para todas elas, o certificado Grupo Padrão.
Trata-se de uma certificação anual em que os Escoteiros do Brasil reconhecem os esforços das unidades escoteiras locais para alcançar um padrão cada vez melhor de qualidade em diversas áreas, como crescimento do efetivo, aplicação do Método Escoteiro, participação na comunidade etc.
No 31º Distrito Escoteiro de Araçatuba três grupos alcançaram pontuação para receber o Certificado de Grupo Padrão, sendo o Grupo Escoteiro (GE) Urubupungá, de Ilha Solteira, o GE Dom Bosco e a Seção Autônoma Alcateia Samurai, de Araçatuba.
Mais nova das três unidades, a Samurai conquistou o Padrão Bronze – existem três padrões, sendo Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com a pontuação atingida nos critérios de avaliação. Para o chefe escoteiro Sérgio Villela, também chamado de Akela (líder da matilha de lobos da história fictícia Mogli – O Menino lobo) pelos lobinhos da Alcateia Samurai, a conquista eleva o patamar da unidade, que existe há seis anos.
“Sempre nos esforçamos ao máximo para fazer um trabalho de excelência. Agora, pela primeira vez na nossa jornada, conquistamos o certificado que atesta que a nossa alcateia está de fato alinhada com as diretrizes padronizadas pelos Escoteiros do Brasil. É um reconhecimento do nosso trabalho árduo, mas também uma prova do compromisso e dedicação de cada criança, cada voluntário e cada família envolvida”, diz Villela.
Ele também comenta que ver as crianças abraçando os valores do escotismo e aplicando-os nas suas vidas diárias é inspirador. “Desde aprender a importância da honestidade até desenvolver habilidades de trabalho em equipe, cada atividade realizada na alcateia nos trouxe um passo mais perto desse objetivo. Estão todos de parabéns”, finaliza.