A maior parte das empresas integrantes do Grupo de Empreendedores da Região de Araçatuba (Gerar) está otimista em relação aos seus faturamentos e contratação de mão de obra neste ano. O resultado faz parte da primeira pesquisa de clima empresarial realizada recentemente pela entidade.
De acordo com dados tabulados, 57,9% dos empresários que responderam ao questionário afirmam que a situação geral das suas empresas está melhor neste início de ano do que no mesmo período de 2023. E 78,9% deles disseram que as receitas do ano passado aumentaram em relação ao anterior, enquanto que para 21,1% se manteve igual.
Sobre investimentos previstos para este ano, em relação ao faturamento, 42,1% estimam investir cerca de 10%, sendo que o mesmo percentual de associados respondeu entre 11% e 20%. Outros 5,5%, entre 21% e 30%, e 10,5%, acima de 30%. Quando o assunto é mercado de trabalho, 68,4% afirmam que pretendem ampliar o quadro de colaboradores neste ano, e 31,6% intencionam manter o mesmo número de funcionários de 2023. Ninguém pretende promover redução.
Dificuldades, TI e ESG
Os empreendedores também foram questionados sobre o que impede o crescimento das suas empresas, sendo que 37,8% disseram que é a falta de mão de obra qualificada; 36,1%, cenário político; 15,8%, carga tributária e outros 15,8%, nível de demanda.
Para eles, os temas mais preocupantes do panorama econômico nacional são o cenário político (36,8%), assim como as reformas tributária e administrativa (36,8%). Depois vêm inflação (15,8%) e crise internacional (10,5%). Perguntados sobre em qual área o Brasil e a região de Araçatuba precisam melhorar, responderam educação (63,2%) e infraestrutura (31,6%), respectivamente. Nos dois casos, a política apareceu em segundo lugar (26,3% e 31,6%).
Em relação ao nível de transformação e conhecimento digital das suas equipes, 52,6% das empresas apontaram que estão em nível intermediário, enquanto 31,6%, avançado e 15,8%, básico. A pauta ESG (Enviromental – Meio ambiente, Social – Social, Governance – Governança) também foi inserida na pesquisa. O Gerar quis saber como ela está sendo trabalhada nas empresas associadas, sendo que a maioria (42,1%) está iniciando políticas relativas e meio ambiente; da mesma forma, 36,8% afirmaram que começam a promover ações sociais, de diversidade e inclusão; e 52,6%, principiando a governança.
“A pesquisa nos dá a clara sensação de que os nossos associados estão otimistas em relação ao cenário econômico deste ano, e pretendem investir para crescer. Ela também nos mostra as áreas sensíveis, que precisamos abordar em palestras e outras ações para ajudá-los neste sentido. Foi tão importante sabermos o que os filiados pensam e planejam, que vamos promover ao menos uma pesquisa de clima empresarial ao ano”, comenta o presidente-executivo do Gerar, Marcelo Mazzei.
O Gerar
Criado em 2019, o Grupo de Empreendedores da Região de Araçatuba (Gerar) reúne empresários, empreendedores e executivos de vários setores, que se dispõem a atuar pelo desenvolvimento sustentável regional. A intenção é buscar junto ao poder público e também à iniciativa privada soluções relacionadas aos setores produtivos (agronegócio, indústria, comércio e serviços) que atendam às necessidades estruturais da comunidade.
O Gerar promove palestras, debates, workshops e business meetings com especialistas em segmentos relevantes para o mundo dos negócios: finanças, comunicação, networking, vendas, mercado, gestão, empreendedorismo, entre outros. As ações do grupo potencializam a atuação do empresariado, criam uma rede de colaboração que estimula negócios, estabelecem conexões profissionais e fomentam o ecossistema empreendedor.