A dupla Filipe Fornari (Progressistas) e Cido Saraiva (MDB) levou a melhor na disputa pelo PRD (Partido da Renovação Democrática) em Araçatuba (SP). A sigla, que foi para as mãos do engenheiro agrônomo e administrador de empresas José Roberto da Cunha Júnior, irá apoiar Fornari e Saraiva, pré-candidatos a prefeito e a vice, respectivamente, nas eleições de 2024.
Com viés de direita, o PRD foi constituído em outubro de 2022, a partir da fusão do Patriota e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), que foi homologada no ano passado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Além de Cunha Júnior, que pertence ao grupo de Fornari e Saraiva, estava na disputa pela sigla o presidente do Sisema (Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba e Região), Denilson Pichitelli.
A Comissão Provisória do PRD em Araçatuba foi validada nesta quarta-feira (28) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e tem validade até 30 de novembro de 2024.
Os demais integrantes da Comissão do partido são: José Cícero Alves do Nascimento (vice-presidente); Márcia Antônia Arantes (secretária-geral); Marcos Fernando Nogueira (primeiro-secretário executivo); Valmir Cunha (secretário executivo); Leandro Cândido (secretário executivo); Roberto Alexandre dos Santos (tesoureiro geral); André Luís Ferreira (primeiro tesoureiro) e Renato Manoel da Silva Teixeira (membro).
O presidente local do PRD nunca foi filiado a partido político. Sua experiência na área se deu durante os dois mandatos do então vereador Carlinho do Terceiro, na Câmara de Araçatuba, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. Carlinhos concorreu à reeleição, em 2020, mas não conseguiu voltar ao Legislativo.
Conforme Cunha Júnior, o partido terá uma chapa completa para vereador, com 16 nomes que deverão disputar as cadeiras da Câmara local.
Sobre sua ascensão à presidência do partido em Araçatuba, o agrônomo disse que vinha mantendo diálogo com o vice-presidente estadual da sigla, Ulisses Ramalho. Já sobre o apoio a Fornari/Saraiva, falou que vinha sendo articulado desde o ano passado.