O coronel da Polícia Militar, Nilton Cesar Zacarias Pereira, que é de Araçatuba (SP), assumiu o comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado e faz parte das mudanças em postos de comando promovidas pelo governador Tarcísio de Freitas. Ao todo, Tarcísio trocou 34 coronéis de cargo na PM de São Paulo.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que as medidas foram planejadas e executadas a partir de critérios estritamente técnicos, visando aprimorar constantemente a atuação policial e reforçar a segurança de toda a população.
Nascido em Araçatuba, Nilton Cesar Zacarias Pereira iniciou sua jornada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 14 de janeiro de 1991, culminando com a conclusão do curso de bombeiros para oficiais em março de 1996. Seu comprometimento com o aprimoramento constante o levou à conquista do título de doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
O oficial já atuou no 3º Batalhão de Policiamento Ambiental em Guarujá, no 19º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano na zona leste de São Paulo, no 2º Grupamento de Busca e Salvamento também na zona leste paulista, no 14º Grupamento de Incêndio em Presidente Prudente, no Comando do Corpo de Bombeiros da Capital e do Interior, no 12º Grupamento de Bombeiros em Bauru e no 20º Grupamento de Bombeiros de Araçatuba.
Antes de sua recente nomeação, Nilton ocupou a posição de comandante do CBI-2 (Comando de Bombeiros do Interior-2), com sede em Bauru, demonstrando habilidade em liderança e administração estratégica.
Ao longo de seus 33 anos de carreira militar, acumulou um extenso currículo acadêmico e participou ativamente de cursos operacionais, com destaque para: Resgate e Emergências Médicas (1996), Mergulho Autônomo (1997), Bacharel em Ciências Jurídicas – Direito (2001), Salvamento Terrestre (2005), Salvamento Veicular (2011), Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (2013), Gestão de Risco de Desastres (2014), Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público (2015), Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (2018), entre outros.