Araçatuba vem registrando, nos últimos dias, um aumento no número de casos, internações e óbitos por Covid-19. Somente nos 16 primeiros dias de fevereiro, 3 moradores morreram após a infecção pelo novo coronavírus e 151 pessoas contraíram a doença. Em janeiro, foram 72 casos e um óbito.
A mais recente morte ocorreu às 5h26 desta quarta-feira (21) e foi confirmada pela assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba, onde uma paciente de 77 anos faleceu, após 8 dias internada. A mulher tinha comorbidades e havia tomado 4 doses da vacina.
Com este, o município acumula 4 óbitos em 2024 e 974 desde o início da pandemia. A primeira morte registrada pela doença em 2024 foi a de um homem de 56 anos, que faleceu no dia 21 de janeiro, após 13 dias hospitalizado.
98 casos em uma semana
Dos 151 casos positivos de Covid registrados em fevereiro, 98 foram notificados entre os dias 9 e 16 de fevereiro, ou seja, em apenas uma semana, conforme aponta o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira (16).
No dia 9 de fevereiro, o município tinha 61.674 casos confirmados de Covid (desde o início da pandemia, em março de 2020 até aquela data). Já no dia 16, os números subiram para 61.772 casos, o que significa 98 pacientes infectados a mais.
A Santa Casa tem outro termômetro que demonstra aumento nos casos nos últimos dias, informando que, após ter passado várias semanas registrando um ou nenhum caso, desde a semana passada o hospital tem registrado média de internação de dois pacientes com diagnóstico positivo de Covid-19 e dois suspeitos, entre adultos e crianças.
Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Priscila Cestaro, o aumento de casos está relacionado, provavelmente, ao período festivo e de férias, quando as pessoas se deslocam para outros lugares e realizam confraternizações, o que facilita a transmissão da doença.
VACINAÇÃO
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a Covid-19 continua, e as doses de reforço são de extrema importância. Caso não esteja com ela em dia, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima. Em caso de suspeita, faça o teste.
Idosos, gestantes e pacientes imunodeprimidos necessitam de duas doses ao ano, enquanto que pessoas com comorbidades e profissionais da saúde, uma dose.
As UBSs da zona urbana de Araçatuba funcionam das 7h às 19h e as da zona rural, das 8h às 15h. As unidades do Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama II atendem em horário estendido, das 7h às 22h.
Além da vacinação, as medidas de proteção também são importantes, como manter as mãos limpas, com água e sabão, utilizar o álcool em gel para a desinfecção das mãos e utilizar as máscaras de proteção em lugares de grande circulação de pessoas e, principalmente, em casos de sintomas gripais.