O número de casos de dengue mais do que dobrou em Araçatuba neste mês de fevereiro em comparação com janeiro, passando de 26 para 53 pacientes infectados com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, um aumento de 103,8%. Não há registro de mortes no município pela doença em 2024.
Os dados são da Vigilância Epidemiológica Municipal e foram divulgados nesta sexta-feira (23). No ano passado, o município teve um total de 997 casos e 4 óbitos por dengue.
Este ano, até agora, são 79 registros da doença em 40 bairros de Araçatuba. A localidade com o maior número de casos é o Nova York, com oito pacientes infectados.
Na sequência, está o Centro, com seis casos, seguido da Vila Mendonça e o Morada dos Nobres, ambos com quatro registros da infecção cada. Veja abaixo a relação de todos os bairros e respectivos casos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba já havia recebido o alerta, do Ministério da Saúde, a respeito do risco de uma epidemia de dengue. Por isso, o município intensificou as ações de combate da doença, o que tem evitado uma explosão de casos.
Levando-se em consideração os registros do ano passado, a cidade ainda apresenta menos casos em 2024. Em janeiro e fevereiro de 2023, conforme dados da Vigilância Epidemiológica, Araçatuba teve 143 casos da doença, enquanto que, nos mesmos meses de 2024, são 79 casos.
Veja onde há casos de dengue em Araçatuba:
- Saudade – 2 casos
- Vila Carvalho – 2 casos
- Nova York – 8 casos
- Dona Amélia – 3 casos
- São João – 1 caso
- Centro – 6 casos
- Vila São Paulo – 3 casos
- Vila Mendonça – 4 casos
- Hilda Mandarino – 3 casos
- Morada dos Nobres – 4 casos
- Claudionor Cinti – 1 caso
- Aviação – 1 caso
- Esplanada – 1 caso
- Parque Baguaçu – 1 caso
- São Joaquim – 1 caso
- Villela – 1 caso
- Icaray – 3 casos
- Clóvis Picollotto – 2 casos
- Vila Estádio – 1 caso
- José Saran – 1 caso
- Santana – 2 casos
- Jardim Universo – 2 casos
- Casa Nova – 2 casos
- Vila Nova – 1 caso
- Palmeiras – 1 caso
- Industrial – 1 caso
- Concórdia – 3 casos
- Santo Antônio – 1 caso
- São Rafael – 1 caso
- Umuarama – 3 casos
- Paraíso – 1 caso
- Turrini – 1 caso
- Guanabara – 2 casos
- Jardim Moreira – 1 caso
- Vila Bandeirante – 1 caso
- Santa Luzia – 1 caso
- Monterrey – 1 caso
- Ipanema – 3 casos
- Monte Carlo – 1 caso
- TV – 1 caso
Ações de combate ao mosquito são intensificadas
As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti consistem, principalmente, nas atividades realizadas de casa a casa, por isso é importante que os moradores abram as portas de suas residências para os agentes de saúde, que utilizam roupas e crachás com a identificação da Secretaria de Saúde.
Estes profissionais visitam as residências e, em caso positivo ou de suspeita para a dengue, uma equipe faz o controle de criadouros das proximidades, com eliminação de focos e orientação dos moradores. Na sequência, uma outra equipe, desta vez de nebulização, faz a aplicação de inseticida nos imóveis do entorno.
Para combater a dengue, Araçatuba recebeu R$ 896.445,00 do governo do Estado de São Paulo. Os recursos fazem parte dos R$ 205 milhões do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) e do Fundo Estadual de Saúde, para suporte aos 645 municípios paulistas no enfrentamento da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Região de Araçatuba tem 513 casos da doença
Na região de Araçatuba, de acordo com os dados do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), foram confirmados 513 casos de dengue em 2024 até esta sexta-feira, 23 de fevereiro, nos 40 municípios de sua área de abrangência.
Outros 621 estão em investigação, por isso a Secretaria de Estado da Saúde considera que há 1.134 casos prováveis da doença na região. Outros 2.022 foram descartados.
Até a semana passada, conforme dados do GVE, a região de Araçatuba tinha 384 casos confirmados de dengue. Isso significa que, em 7 dias, houve um aumento de 33,5% no número de casos, com um acréscimo de 129 novos doentes.
Apesar do avanço da doença, Araçatuba e região não vão receber a vacina contra a dengue distribuída de graça pelo Ministério da Saúde, que selecionou 521 municípios brasileiros para iniciar a vacinação via Sistema Único de Saúde (SUS), neste mês.
Os municípios escolhidos estão em 16 estados, incluindo São Paulo, e no Distrito Federal. No Estado de São Paulo, 11 cidades vão receber a vacina: Guarulhos, Susano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis.
Procure ajuda
A dengue é uma doença grave e pode levar à morte. A melhor forma de prevenção é eliminar os focos do mosquito transmissor e possíveis criadouros. Em caso de sintomas, como dor de cabeça, dor nas articulações e febre alta, a recomendação é procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta, maior que 38ºC;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Confira os números da dengue em Araçatuba nos últimos anos
- 2024 – 79 casos 0 óbito
- 2023 – 997 casos 4 óbitos
- 2022 – 2.812 casos 3 óbitos
- 2021 – 1.258 casos 1 óbito
- 2020 – 2.380 casos 0 óbito
- 2019 – 7.879 casos 1 óbito