O carro particular da primeira-dama de Birigui (SP) foi flagrado pela GCM (Guarda Civil Municipal) ostentando placas oficiais do Poder Executivo. De acordo com a GCM, esse tipo de placa só poderia ser usadas em veículos oficiais do município. O carro, um Toyota Corolla, está registrado em nome do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos).
O flagrante ocorreu no último dia 30 de janeiro após denúncia do vereador André Fermino (PSDB). Ele pediu para que a GCM fosse até a Secretaria de Assistência Social onde o veículo particular da primeira-dama Silvana Millani estava estacionado. O vereador contou que recebeu a informação de forma anônima e que, depois disso, acionou a Guarda.
A primeira-dama foi chamada pelos guardas e forneceu o documento do veículo, que está registrado em nome do prefeito de Birigui Leandro Maffeis. Durante vistoria no Toyota Corolla, as placas originais do tipo Mercosul foram encontradas no porta-malas.
Manutenção
A primeira-dama disse aos GCMs que o veículo oficial estava em manutenção e que o prefeito utilizou o carro particular para ir até São Paulo. Ele teria usado as placas oficiais para facilitar o acesso em repartições públicas. Ainda segundo a primeira-dama, após o marido retornar de viagem, ela usou o veículo apenas para ir trabalhar, momento em que a GCM foi acionada.
Como o veículo estava estacionado e não em movimento, os GCMs orientaram a primeira-dama quanto as irregularidades. Depois disso, as placas foram trocadas no local.
Código de trânsito
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a infração para este tipo de irregularidade está prevista no artigo 221, com multa de categoria média no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.