O Bloco do Gordinho superou todas as expectativas neste ano e atraiu cerca de 2 mil pessoas às ruas de Araçatuba (SP), no último sábado (10). O principal diferencial deste ano foi a rede de apoio para ampliar a inclusão de pessoas com deficiências e autistas, que participaram em massa da ação, além das novas atrações, como o show de palhaços e a estreia da banda Plim Plim.
A concentração teve início às 15h, na praça João Pessoa, onde as famílias e principalmente as crianças já começaram a se divertir com a cama elástica, distribuição de balões, pipoca, algodão-doce, frutas e água. O pocket show com os palhaços Farolete e Floriano a Cia. Pano de Chão, da Casa do Teatro, garantiu o clima festivo e dinâmico antes do bloco sair em cortejo.
No trajeto até a Praça Olímpica o que se viu foi um verdadeiro espetáculo familiar inclusivo, unindo gerações em uma festa repleta de cores, música e alegria. Desde bebês de colo até os mais experientes, além de cadeirantes, autistas e pessoas com deficiências, a participação foi contagiante e transformou as ruas de Araçatuba num cenário vibrante e festivo. As fantasias e adereços foram os mais criativos, um espelho do que é a festa.
Sonho realizado
A atriz e produtora Paula Liberati, a idealizadora do bloco infantil, compartilha emocionada sobre a realização de seus sonhos ao longo de nove anos de dedicação à festa.
Ela conta que no segundo ano do bloco, isso em 2017, viu seu desejo de apresentar o Carnaval para crianças, além de seu afilhado (carinhosamente chamado de Gordinho e que deu origem ao bloco), tornar-se realidade. Porém, neste ano, o sonho de reviver o Carnaval de rua de Araçatuba foi consagrado.
Nessa jornada, Paula celebra o crescimento do bloco, destacando a importância de torná-lo inclusivo. A emoção é evidente ao descrever a alegria de ver crianças atípicas e cadeirantes participando ativamente da festa. A missão do bloco, nas palavras de Paula, é clara: “proporcionar um Carnaval divertido para todas as crianças”.
Ao oferecer segurança e uma rede de apoio, a organizadora acredita que estão trilhando o caminho certo, tornando o evento verdadeiramente acessível a todos.
Duas profissionais especializadas da AMA (Associação de Amigos do Autista) participaram do evento para dar suporte às crianças, além da Clínica Integra, com profissionais voluntários ampliando a rede de apoio dessas famílias. Profissionais da Therapy Center também marcaram presença, garantindo a segurança e conforto de várias crianças cadeirantes.
Banda Plim Plim
Outro sonho concretizado foi o da jornalista e cantora Micheli Amorim, com a estreia da banda Plim Plim. Micheli, que atua na produção do bloco desde o seu segundo ano, ao lado de Paula, desejava muito oferecer música ao vivo, o que foi conseguido nesta última edição.
Assim, Micheli Amorim, no vocal, a pianista Heloísa Gimael, o baterista Felipe Almeida, e o trompetista convidado Reinaldo Dias subiram no palco e deram um show de alegria, levantando o público com canções infantis atuais e que marcaram época também, em ritmo carnavalesco.
“Fiquei emocionada de ver tantas crianças felizes curtindo a festa e interagindo. Principalmente aquelas que as famílias jamais ousariam levar, se não fosse a rede de apoio criada para se sentirem seguras. Foi muito amor envolvido”, destaca a cantora.
O Bloco do Gordinho tem apoio da Secretaria de Cultura de Araçatuba, por isso integrou a programação do Foliata deste ano, além de marcas parceiras.
Venda de camisetas
A venda de camisetas próprias do bloco continua até o final deste mês. A parceria foi firmada com a marca Vaca Lôca, que é responsável pela confecção das peças sob encomenda.
As compras devem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (11) 94333 5151. A entrega é em dois dias úteis. Parte da renda será revertida para a AMA de Araçatuba.