Araçatuba registrou a quarta morte por Covid-19 neste mês de fevereiro. A mais recente vítima do novo coronavírus é um homem de 65 anos que estava internado na Santa Casa de Araçatuba desde o dia 21, última quarta-feira, por diagnótico positivo para a doença e acabou falecendo no sábado (24). O paciente tinha comorbidades e havia tomado duas doses da vacina.
A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Com esta, Araçatuba acumula cinco óbitos em 2024, sendo quatro somente em fevereiro. Desde o início da pandemia, em março de 2020, 975 pessoas perderam a vida após contrair a doença, que vem se agravando no município nos últimos dias.
Em janeiro deste ano, Araçatuba teve 72 casos da doença. Mas em fevereiro, até o dia 23 de fevereiro, foram registrados 389 casos de Covid-19, um aumento de 440%. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, nota-se que a situação em 2024 piorou, pois durante todo o mês de fevereiro de 2023, foram registrados 331 casos da infecção.
VÍTIMAS DA COVID EM ARAÇATUBA EM 2024:
- Homem de 56 anos, que faleceu dia 21 de janeiro, após 13 dias de internação; havia tomado cinco doses da vacina, mas tinha comorbidades;
- Homem de 86 anos, que faleceu no dia 11 de fevereiro; tinha comorbidades e havia tomado quatro doses da vacina;
- Homem de 53 anos, que faleceu no dia 14 de fevereiro; sofria de comorbidades e tinha tomado duas doses da vacina;
- Mulher de 77 anos, que faleceu no dia 21 de fevereiro; tinha comorbidades e havia tomado quatro doses da vacina;
- Homem de 65 anos, que faleceu no dia 24 de fevereiro; tinha comorbidades e havia tomado duas doses da vacina.
Óbitos e internações
Além do aumento no número de casos, o município enfrenta, também, alta na quantidade de óbitos pela doença. Em janeiro ocorreu uma morte, enquanto que em fevereiro já são quatro.
Até a sexta-feira (23), data do último boletim epidemiológico divulgado semanalmente pelo município, havia três moradores da cidade hospitalizados, sendo dois em leitos de isolamento (enfermaria) e um em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Período festivo e férias
Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Priscila Cestaro, o aumento de casos está relacionado, provavelmente, ao período festivo, incluindo o Carnaval, e de férias, quando as pessoas se deslocam para outros lugares e realizam confraternizações, o que facilita a transmissão da doença.
Vacinação
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a Covid-19 continua, e as doses de reforço são de extrema importância. Caso não esteja com ela em dia, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima. Em caso de suspeita, faça o teste.
Idosos, gestantes e pacientes imunodeprimidos necessitam de duas doses ao ano, enquanto que pessoas com comorbidades e profissionais da saúde, uma dose.
As UBSs da zona urbana de Araçatuba funcionam das 7h às 19h e as da zona rural, das 8h às 15h. As unidades do Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama II atendem em horário estendido, das 7h às 22h.
Prevenção
Além da vacinação, as medidas de proteção também são importantes, como manter as mãos limpas, com água e sabão, utilizar o álcool em gel para a desinfecção das mãos e utilizar as máscaras de proteção em lugares de grande circulação de pessoas e, principalmente, em casos de sintomas gripais.