Durante uma celebração na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Boquim, Sergipe, o padre José Raimundo Soares Diniz protagonizou um momento que rapidamente se tornou alvo de críticas. Em uma missa que antecedia um casamento, o sacerdote expressou descontentamento com a decoração do evento, insinuando que os noivos eram pobres devido à simplicidade dos arranjos. O casamento ocorreu no último sábado (6).
As declarações do padre focaram-se principalmente em um tapete utilizado na decoração, que segundo ele, apresentava riscos de segurança. “Quando vierem arrumar a igreja para casamento ou formatura, se for carpete assim, que o povo escorrega, não deixe colocar, não”, afirmou o padre durante a missa. “É um negócio muito devagar, que escorrega, né? Pra não dizer que é coisa ruim. Foi essa condição que os noivos tiveram, infelizmente”.
“A gente percebe que eles são bem simples e que a arrumação é bem simples, né? Deve ser um casal pobre”, disse o padre sobre a ornamentação, atribuindo os arranjos simples à condição financeira do casal.
Veja o vídeo
Pedido de desculpas
Com a repercussão negativa de suas falas, o padre Raimundo Diniz sentiu a necessidade de se retratar. Em um vídeo publicado no perfil da paróquia, ele pediu desculpas, explicando que não tinha a intenção de discriminar ninguém e que sua vida sacerdotal é dedicada a acolher e defender os pobres.
“Chamei a atenção do sacristão na hora para que ele pudesse prestar mais atenção na escolha do tapete para que a gente não colocasse a vida as pessoas em risco. Quando eu disse: ‘certamente deve ser pessoas simples ou pobres’ não estava descriminando ninguém. Afinal de contas, minha vida de sacerdote é acolher e defender os pobres. Peço perdão publicamente aos familiares do noivo e da noiva – também as pessoas que sentiram ofendidas com o vídeo”, disse o padre.