Um episódio de maus-tratos a um cavalo em Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal, causou grande consternação. O incidente ocorreu na Quadra 216/316, por volta das 15h30 desta quarta-feira (24/1), e foi registrado em um vídeo que agora circula nas redes sociais.
Nas imagens gravadas por um morador local, é possível ver o cavalo, que estava puxando uma carroça, caído no chão, claramente exausto. Em um ato de violência, o animal foi levantado de forma brusca por um homem que estava no local, aumentando o sofrimento do cavalo já debilitado.
A advogada Ana Paula de Vasconcelos, representante do Fórum Animal, destaca que, no Distrito Federal, o uso de animais para veículos de tração é proibido desde 2019, de acordo com a Lei 5.657 de 2015. Ela aponta que, apesar da existência da lei, há uma falha no cumprimento, e reforça a necessidade de pôr fim a “essa prática medieval”.
Além disso, Vasconcelos menciona a Lei 9.605 de 1998, que trata dos maus-tratos a animais, cuja pena por se tratar de um cavalo varia de três meses a um ano de detenção. O vídeo do incidente foi encaminhado à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e um boletim de ocorrência foi aberto para investigar o caso.